27 de dezembro de 2008

...::: RS Entrevista Exclusiva - Luringa (Fotografia)

Entrevistamos um dos maiores fotógrafos de bandas da atualidade, sim estamos falando de Lourenço Fabrino, mas conhecido como: Luringa. Ele nos conta quando começou a fotografar, como é o seu dia dia, entre outras que só lendo a entrevista você vai descobrir.

1 - Quando e como você começou a fotografar?

Comecei a fotografar o rock em 2004. A primeira banda que trabalhei foi o Food4life.
2 - Além de bandas, o que gosta de fotografar?

Mulheres, paisagens e espero ainda um dia fotografar skate, coisa que eu ainda não fiz.
3 - Você já frequentou algum curso antes de começar a fotografar? (Se sim, quais? Se não, por quê?)

Nunca cursei em escolas de fotografia, na verdade por falta de tempo e dinheiro na época. Porém, ao mesmo tempo estudei por conta própria em casa, li muitos livros e pratiquei bastante. Com certeza meu maior aprendizado foi em cima dos palcos, mas muitos outros empregos que tive anteriormente me ajudaram e me direcionaram bem no ramo da fotografia. Em 2009 pretendo ingressar na escola Panamericana de Artes, aqui em São Paulo/SP e fazer um curso de dois anos , que em minha opinião, é o melhor e mais completo curso de fotografia oferecido atualmente na América Latina.
4 - Qual o seu histórico de câmeras?

CANON EOS 30D, CANON EOS 40D, CANON EOS 350D, CANON EOS 300D
5 - Tem alguma foto preferida?

Acho que toda foto tem sua perfeição, porém depende do ponto de vista. Isso faz da fotografia uma arte.
6 - Qual foi à melhor banda que já fotografou?

Melhor? Ou maior? Ou que eu mais gosto? Bom, a melhor banda que eu fotografei com certeza foi o Hurtmold, banda aqui de SP que faz som instrumental e mistura Jazz com bossa nova. As maiores creio eu que foram as gringas Deftones, Millencolin, New Found Glory, No Use For a Name. E a que eu mais gostei foi o Deftones.
7 - Como é o dia a dia de um fotógrafo?

Eu trabalho de segunda a segunda. Geralmente viajo na quinta/sexta com as bandas Strike/Fresno/Gloria (atualmente sou fotógrafo das três bandas), e geralmente volto pra casa na segunda. Edito as fotos nesse dia, publico tudo na terça. Depois fico terça, quarta e quinta fechando e fotografando trabalhos extras como fotos promocionais de outras bandas, organizando a agenda, atualizando meus sites - Ou seja, ministrando de maneira geral todo meu negócio.
8 - Como é feita a escolha de uma nova câmera?

Custo/Beneficio/Necessidade. Não ou aficionado por equipamentos caros, compro o que necessito ou considero que vai me proporcionar melhorias e mais qualidade visual no trabalho. Equipamento fotográfico digital é algo muito caro, tanto as câmeras quanto as lentes. Mesmo pra um fotógrafo profissional bem sucedido é algo pesado no orçamento, porém inevitável.
9 - Tem como inspiração algum outro fotógrafo?

Nenhum em especial. Apesar de ver muitas fotos, conhecer e apreciar a obra de muitos fotógrafos nacionais e estrangeiros, procuro não imitar ninguém e ser original sempre - por mais que isso seja impossível.
10 - O que tem a dizer pra quem está começando?

Estude, estude, estude, estude e estude um pouquinho mais antes de comprar uma câmera cara, colocar no manual e se dizer fotógrafo.
Ainda não conhece o trabalho de Luringa? Como assim? Então acesse agora e confira!: http://www.flickr.com/photos/luringa