6 de janeiro de 2010

RS Entrevista - Violaine



Entrevistamos o guitarrista da banda Violaine, Pablo. Ele nos conta um pouco sobre a história da banda, novidades e sua opinião sobre o cenário do rock baiano, confira!



1 - Conte um pouco sobre a história da banda Violaine.

Iniciamos nossos primeiros passos depois do termino da Five Head, comecei a procurar músicos mais próximos de mim que tivesse influencias musicas parecidas e que tivesse uma vibe positiva com responsabilidade e perseverança. A Violaine veio como uma surpresa juntei uma galera para fazer um som e vimos que tínhamos muita coisa em comum, o nome Violação em Linha ficou muito grande, decidir fazer uma junção e como nosso intrumento diferencial é o Violino, o prefixo Vio surgiu de inspiração para o nosso nome que ficou com o mesmo significado so que agora abreviado.

2 - Depois de um ano divulgando o trabalho de vocês em Salvador, o que levam como aprendizado?

2009 foi um ano muito feliz para gente conseguimos gravar com Jera Cravo no estúdio 60, agradeço a ele pela ajuda e trabalho que fez com a Violaine, e lançar nossos 2 singles “Terça-feira” que concorremos no Unifest Rock Campinas 2009 e conseguimos ser classificados como a única banda da Bahia e uma das duas bandas no nordeste indo concorrer a premiação com varias outras bandas boas e de grande destaque chegando a dividir o espetáculo com Cachorro Grande, Velhas Virgens e Kid Vinil, não conseguimos chegar na final, mas só de estar concorrendo em apenas 1 ano de banda já foi uma gloria para nós da Violaine, fizemos amigos, publico e pretendemos voltar lá nesse ano de 2010. Nosso outro single chamado “Um pouco mais feliz” um Espolio da Five Head que ficou com a Violaine um composição minha e de Victor Mascarenhas (Ex-Five Head e atual Efetivus) é nosso primeiro democlipe e que começaremos divulgar em peso. Nesse ano que se passou, obtivemos muitas conquistas em pouco tempo e novas idéias, estamos cada vez mais unidos com novos pensamentos e métodos de composição, aqui em Salvador conquistamos publico e começamos a ser olhados por outras pessoas da área musical e estamos carregando muita coisa boa.

3 - O cenário de Salvador está em constante crescimento, o que você acha que deve ser mudado para que esse crescimento continue?

Salvador é um berço de novos talentos, muitas bandas boas surgem aqui, mas o que realmente falta é apoio e abertura de mercado para o rock baiano que esta cada vez mais valorizado fora do estado. O crescimento de salvador ainda é pouco do que se pode evoluir, basta que produtores dêem apoio e promotores de shows valorizem mais e parem um pouco de explorar. O publico também que pouco comparece a shows deveriam estar presente não só para ouvir as bandas que mais gostam ou porque é de amigos, mas chegar no show ouvir o que as outras bandas do evento pode oferecer.

4 - Qual foi a maior dificuldade que encontraram ao longo dessa caminhada?

A Violaine é uma banda humilde, temos nossas aparelhagens, tentamos fazer o que for possível para passar um som verdadeiro e com identidade, mas nossa maior dificuldade como toda banda independente é grana. Gravar em estúdio bom é caro, clipe é caro, fotos promocionais é cara (não estou minimizando o trabalho de nossos fotógrafos da área que dão um apoio a muitas bandas), tentamos fazer tudo na amizade e assim vamos andando, estamos em procura de produtor e empresário que valorizem nosso trabalho e nos ajudem a divulgar nosso trabalho, também uma de nossas dificuldades é a divulgação, todos nós estudamos e a maioria tem seus afazeres também damos um duro para poder ensaiar e trabalhar novas musicas, e nem sempre temos tempo para poder ficar na internet divulgando, com o pouco que divulgamos fazemos nosso trabalho, agora imagino: se a Violaine desse um Up, ou tivesse alguém nos ajudando, muita coisa iria acontecer de bom para nós.

5 - A banda está com novas músicas e um clipe novo, de onde buscaram inspiração para compor as novas canções?

Atualmente estamos em fase de composição, eu e George (guitarrista) somos os principais compositores, quando um tem uma idéia nos juntamos e finalizamos logo uma idéia. Violaine tem muitas musicas ai no bolso, nosso problema é no trabalho desse musicas, selecionamos demais, e eu e George parecemos duas maquinas de composição, as vezes é preciso agente parar um pouco porque já tem muito trabalho pela frente, pois a cada dia surge uma musica melhor que a outra e vamos atropelando. Nossas inspirações surgem de fatos que aconteceram com nós, imaginamos uma situação e discorremos em cima dessas, ou ate mesmo vemos que tipo de musica a Violaine precisa e começamos a trabalhar nas prioridades.



6 - Qual a maior influência de vocês?

A banda que mais influencia a gente sem duvida é a Yellowcard, mas como somos 6 componentes chega a ser muitas influencias misturadas. Cito o Gloria, Hevo 84, Granada, NX Zero e o Fresno como as bandas nacionais, mas existe também a banda Anberlin. Hoje em dia estamos cada vez mais escutando novos sons, e abrindo nossos “ouvidos” para aceitar tudo que vem de bom e verdadeiro de influencia.

7 - Por que escolheram o violino como instrumento diferencial?

Como sempre fui muito fã da Yellowcard, eu sabia que Icaro tocava violino e já o chamei com essa intenção, queria fazer algo na banda que identificassem a gente onde quer que nós estivéssemos, e o violino veio como idéia, no começo foi mais adaptação mais hoje em dia priorizamos ele em todas nossas composições.

8 - Qual o maior sonho da Violaine?

Garanto a todos que é ter nosso trabalho reconhecido pelo publico, é muito emocionante ver a galera cantando sua musica ou ouvindo aquele coro de vozes gritando o nome da banda é sensacional e com o reconhecimento vem o sucesso, poder rodar esse Brasil tocando em todos os estados, literalmente pegando a estrada, e um dia poder dividir o palco com grandes bandas como a Yellowcard.

9 - O que a banda pode adiantar de novidade para esse ano?

2010 queremos começar com tudo... já tem o democlipe, pretendemos lançar um EP contendo de 5 a 8 musicas, mais 2 singles. Estamos pensando em uma “trip”(mini-tour) pelo Nordeste divulgando o trabalho. Muitos Shows aqui em Salvador e parcerias muito boas para 2010 e quem sabe mais um outro clipe no fim do ano.

10 - Uma mensagem para os fãs e amigos da banda.

Agradecemos a todos aqueles que sempre acreditaram na gente e acreditam ate hoje, gostaria de agradacer a Rock Salvador pela oportunidade de estar abrindo esse espaço para expressar a idéia do que é a banda Violaine. A Paulinho da Sunday (ex-Leisure) que desde nosso primeiro show vem acompanhando a gente e se tornando um grande amigo da banda, a Dave da Attrito que nos abriu espaço no começo da banda e ainda nos ajuda quando precisamos e a todos nossos fãs, as banda que nos apóiam e gostam do nosso trabalho, a Deus por nos proporcionar momentos maravilhosos em 2009 e que nos ajude a crescer ainda mais em 2010. Uma frase para que todos possam refletir: “paciência e perseverança são irmãs as vezes vencer é saber esperar” .a família Violaine deseja um começo de ano de muita felicidade para todos.


Bookmark and Share